Historias en Interlagos – El circuito de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace

Historias en Interlagos

Sao Paulo, 12 de May de 2016 - Por: Nara Lima y Sa

Reservamos este espaço para que todos os fãs possam nos contar seus melhores momentos aqui no templo do automobilismo mundial. Envie sua história em nosso Facebook.

Roberto Belleza: Meu nome é Roberto Belleza, tenho 58 anos e sou deficiente físico (tetraplégico). Trabalho desde 2010 na SPTuris, empresa da Prefeitura de São Paulo responsável pelos eventos oficiais da cidade, que também administra o Autódromo de Interlagos e o Anhembi, atualmente como Assessor da Diretoria de Responsabilidade Social. O ano de 2007 foi marcante para o GP Brasil de Fórmula 1, com a chegada meteórica de um jovem e promissor piloto chamado Lewis Hamilton que, já em seu primeiro ano, acabaria vencendo quatro corridas! O campeonato chegava à sua última prova em Interlagos, com uma briga feroz pelo título mundial pelos pilotos, entre eles Kimi Raikkonen (Ferrari), Lewis Hamilton (McLaren) e Fernando Alonso (McLaren). Raikkonen foi campeão com apenas 1 ponto de diferença para Hamilton! Na 6ª Feira de treinos livres, o ambiente no paddock fervia, com centenas de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos do mundo inteiro tentando uma palavrinha com a nova estrela do circuito da F1. E, no meio de toda aquela muvuca, sendo atropelado pela mídia internacional, eis que surge na minha frente a fera – Lewis Hamilton!!! Muito simpático e solícito, me cumprimentou e começamos a conversar da maneira mais natural possível. En el momento, como secretário Municipal Adjunto da Pessoa com Deficiência, contei a ele sobre as melhorias que a Prefeitura vinha fazendo no Autódromo, principalmente com relação à acessibilidade pois, naquela época, seu irmão mais novo Nick Hamilton também era cadeirante devido a uma síndrome que comprometia moderadamente o movimento de suas pernas. Hamilton me contou que levava seu irmão a praticamente todas as suas corridas e, não raro, enfrentava problemas de acessibilidade em alguns autódromos, mesmo na Europa. Acho que ficamos pelo menos uns 10 minutos batendo papo, tempo esse que todos que o assediavam dariam tudo para conseguir…

 

Roberto Belleza com Lewis Hamilton, no Autódromo de Interlagos. Foto: acervo pessoal de Roberto Belleza.

Roberto Belleza com Lewis Hamilton, en la pista de Interlagos. Fotos: acervo pessoal de Roberto Belleza.

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Raquel de la Concepción de la pasión: Mi historia comenzó en el autódromo 13 Marzo 2013 y continúa hoy, diariamente. Admito que me enamoré. Trabajar aquí es gratificante! por último, como siempre hablo, cualquier cosa que hagas en la vida, es con amor, o resultado será recíproco… Raquel da Conceição Paixão faz parte da empresa G4S Interativa Service, el equipo de trabajo subcontratado en el circuito de Interlagos.

 

Raquel da Conceição Paixão com Débora Rodrigues, em Interlagos. Foto: acervo pessoal de Raquel da Conceição Paixão.

La pasión Raquel de la Concepción con Debora Rodrigues, em Interlagos. Fotos: colección personal de Raquel de la Concepción de la pasión.

 

Marcelo Maranello: Meu nome é Marcelo, sou bancário e professor de inglês, tenho 32 anos e moro na cidade de São Paulo. Meu primeiro grande evento foi o GP Brasil de F1, en 2007, en 20 Octubre. Acordei naquela manhã de F1 e liguei na bilheteria para saber se ainda havia ingresso e quem me atendeu disse que sim e mais do que depressa corri para o Autódromo para ver o treino, coisa que sempre sonhei em assistir. Na verdade, presenciei apenas o treino classificatório, vi Felipe Massa fazer a pole position com o tempo de 1:11:932 e aquela atmosfera já foi suficiente para não querer mais estar longe daquele lugar. Voltei para casa com a sensação de sonho realizado, dali em diante prometi que nunca mais perderia um GP de F1 em Interlagos e assim tem sido, até o presente momento.

 

Marcelo de O. Alves com Reginaldo Leme, no Autódromo de Interlagos. Foto: acervo pessoal de Marcelo de O. Alves.

Marcelo de O. Alves com Reginaldo Leme, en la pista de Interlagos. Fotos: acervo pessoal de Marcelo de O. Alves.

Antes, eu era um torcedor que ia ao Autódromo apenas para ver a F1, mas com o passar do tempo comecei a acompanhar todas as categorias que correm em Interlagos. Desde o Paulista de Marcas e Pilotos, passando pela Stock Car, Turismo de Brasil, até chegar à F1. Nesses anos que frequento o lugar, fiz muitas amizades, não apenas com outros torcedores, mas também com alguns pilotos de diferentes categorias do automobilismo e jornalistas especializados no assunto. Por isso passei a ser reconhecido por muitos deles quando circulo pelo Paddock nas competições.

Marcelo de O. Alves com Felipe Massa, no Autódromo de Interlagos. Foto: arquivo pessoal de Marcelo de O. Alves.

Marcelo de O. Alves com Felipe Massa, en la pista de Interlagos. Fotos: arquivo pessoal de Marcelo de O. Alves.

Quanto mais eu frequento este templo sagrado da velocidade, mais sinto vontade de estar nele. Quando tive problemas de transtorno de ansiedade há uns anos, foi o automobilismo e ir a este autódromo que usei como terapia, pois é o lugar onde me sinto bem, em paz e esqueço dos problemas, como se ao cruzar o Portão 7 fosse transportado para uma outra dimensão, um mundo paralelo, um lugar onde eu só tivesse coisas boas.

Só tenho a agradecer a esta casa querida que tão bem nos recebe em seus eventos. A você, que já foi muita vezes, ou ainda não foi, só digo uma coisa: vale demais a pena estar em Interlagos e ver pertinho o palco do GP Brasil de F1, lugar sagrado, por onde passaram grandes nomes do automobilismo mundial, como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Alain Prost, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart.

 

Marcelo de O. Alves com Emerson Fittipaldi, no Autódromo de Interlagos. Foto: arquivo pessoal de Marcelo de O. Alves.

Marcelo de O. Alves com Emerson Fittipaldi, en la pista de Interlagos. Fotos: arquivo pessoal de Marcelo de O. Alves.

Obrigado por tudo Autódromo de Interlagos, neste ano eu completo 10 anos indo assistir ao GP Brasil de F1, algo que sempre sonhava em fazer. Que venham mais décadas de alegrias e muita velocidade para nós torcedores.

 

 

NaoseremosHaqueadostaofacilmenteaquina@spturis.2089

André Oliveira: 20/12/2008, un sábado sueño, ver las noticias en la televisión del mediodía cuando dijeron que el autódromo estaba abierta a todos, donde fueron varios eventos que ocurren en toda la pista. Di un salto del sofá y se 5 He cambiado el segundo y volé a Interlagos. cuando llegué, Ya se había terminado, pero no podía dejar pasar esta oportunidad. La bóveda por baixo, Subí detrás de las cajas y vi una puerta abierta, uno que da directamente sobre la pista, na DOS reta cajas, justo encima de la línea de meta. Mis piernas temblaban de la emoción. Crucé la división de pista y miré que retão y recordé todos mis ídolos que pasaron por: Emerson, Lauda, Gilles, Arnoux, Juego de los cientos, Schumacher, Khodair, Sierra, Ingo…coches y camiones…el número de adelantamientos que retão de Dios! Me adelanté y puse en S. Me quedé en silencio, Me maravillé de la bajada. más recuerdos. Fui a la espalda recta y pude oír en mi mente los motores rugientes en él. Curva lago, Laranjinha ascendente y otra parada para observar las ranuras en la pista para el flujo de agua. naranja Bow, Pinheirinho e Bico de Pato. Ellos olía a goma quemada y se llevaron varias piezas allí como en la semana anterior (Tuvimos Stock Car). Mergulho !!! Nooosssa…caminar es precioso para hacer, sustos. Junction y subir café, donde había algunas personas abajo a patinar. Esa cosa magnífica. Si no tiene motor, no se eleva. Inicio de la recta de boxes, Caminé más lenta para ver más detalles y fui donde él era un viejo cajas de acceso de entrada y allí vi la pista y pude contemplar la antigua ruta también. Continué por retão, cruzado la línea de meta y más recuerdos de los pilotos que ganaron allí. Incluso me sentí como si hubiera ganado una carrera ! Me detuve justo donde él había sido un accidente al comienzo del archivo, No recuerdo quien, pero era feo con el coche en llamas cerca de la pared lateral derecha seguimiento. Tenía un pedazo de disco de freno y varias piezas de automóviles todavía alrededor. y eso, Mi recorrido por toda la pista del templo más grande de automóviles en América Latina, mi circuito de Interlagos. Si no era ya tarde y nublado, darle otra vez. Ahhh….¿Cómo no podía quedarse sólo en la memoria, Tomé algunas fotografías, la celda del tiempo, pero todavía tengo un poco. abrazos ! Segue a foto que falei, realizado en el antiguo acceso a los pozos, Pato con visión y buceo Bico.

Fotos: André Oliveira

 

NaoseremosHaqueadostaofacilmenteaquina@spturis.2089

Paulo Polas Blacconaro: Trabalhei por dois anos no campeonato de ponta do automobilismo, na categoria Speedy 1600. Estive por várias vezes da minha vida nessa reta, no pré-alinhamento, dando suporte aos carros.

 

NaoseremosHaqueadostaofacilmenteaquina@spturis.2089

Leonardo Vasconcelos Mogrão: Na primeira vez em que pisei no solo sagrado, eu chorei de emoção: logo que consegui minha carteira de habilitação passei a ir todos os finais de semana em qualquer evento que acontecia, trabalhei muito durante anos e montei um carro específico de corrida. Tive a oportunidade de correr diversas vezes, na última delas perdi meu freio na reta dos boxes na placa dos 150 metros para a curva do S, estava a 235 km/h. Em comemoração, tatuei a pista no meu braço.

Interlagos, S do Senna. Foto: José Cordeiro/SPTuris

Interlagos, S de Senna. Fotos: José Cordeiro / SPTuris

@NE3UFLA: En 2014, ocorreu a primeira participação da equipe @NE3UFLA no Kartódromo de Interlagos! Foi uma ótima experiência para a nossa equipe.

Katódromo de Interlagos. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Katódromo de Interlagos. Fotos: José Cordeiro / SPTuris.

 

Depoimento de Francisco José Amantéa, engenheiro da SPTuris, que trabalha no Autódromo.

Acompanho, de maneira apaixonada, os GPs de Fórmula 1 há 40 año. Neste tempo, tivemos grandes vencedores, verdadeiros heróis nacionais, tais como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. As manhãs de domingo eram aguardadas ansiosamente, pois a possibilidade de alegria era real. As vitórias eram comemoradas de forma patriótica. Era impensável que, 40 anos depois – eu que tanto gosto deste evento – seria integrante da equipe técnica, nomeada pela SPTuris, para trabalhar em Interlagos, e que participaria da organização dos GPs, tendo a possibilidade de circular entre os meus ídolos. Tem sido, realmente, uma junção de trabalho e prazer, o que muito me alegra!

 

Francisco José Amantéa. Foto: Acervo Pessoal.

Francisco José Amantéa. Fotos: Acervo Pessoal.

 

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Fotos: José Cordeiro / SPTuris