Circuito – Autódromo de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace

Circuito

 

Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

O circuito de corrida do Autódromo de Interlagos “José Carlos Pace” possui atualmente 4.309 metros de extensão. Originalmente, a pista contava com 7.823 metros, mas foi completamente redesenhada em 1990, quando o Autódromo completou 50 anos. Desde então, trechos como a Curva do S, Bico do Pato, Mergulho e a Curva do Sol passaram a fazer parte do trajeto. A pista recebe não somente o Grande Prêmio de Fórmula 1, como também importantes provas nacionais de categorias, como a Stock Car, Fórmula 3, provas de motovelocidade, entre outras. Para abrigar as equipes em cada evento, o circuito possui 23 boxes de 216 m² cada, arquibancadas fixas com capacidade para 18 mil pessoas e toda a infraestrutura necessária. O cotidiano do circuito é ocupado por escolas especializadas que ministram aulas de pilotagem e direção defensiva, além dos treinos das categorias.

Mudanças de traçado

A pista original do Autódromo tinha 7.960 metros de extensão, e diminuiu para 7.873 metros em 1979, quando foram feitas reformas para voltar a receber a Fórmula 1. Mas foi após uma grande intervenção realizada no final da década de 1980 que o traçado passou a ter 4.325 metros, de acordo com as novas exigências da organização da categoria. “O circuito teve que se adaptar, como parte de um processo de modernização, que também favoreceu a segurança e a esportividade de outras provas nacionais. Todos os pilotos elogiam bastante o traçado, por ser desafiante e propiciar um grande espetáculo ao público”, comenta João Mihalik, gestor do Autódromo.

Pista de arrancada

Em 2015, o chamado “Retão” – na pista auxiliar que faz parte do circuito antigo do Autódromo de Interlagos –, também estreia uma nova estrutura que, além dos cursos ministrados por escolas de pilotagem, possibilita disputas de provas de arrancada. Um trecho com 500 metros de extensão possui equipamentos que garantem mais segurança para esse tipo de atividade. Foram instalados 500 metros de guard rails dos dois lados da pista, grade de proteção lateral, pintura e sinalização do asfalto. A pista permite a realização de provas com dois carros emparelhados, que disputam a arrancada lado a lado de forma segura para pilotos e público. Além disso, evita-se os chamados “rachas de rua”, que são perigosos porque acontecem em vias públicas e colocam em risco a vida das pessoas.

Você sabia que…

… o traçado de Interlagos foi inspirado nas pistas de Indianápolis, nos Estados Unidos, Brooklands, na Inglaterra, e Monthony, na França?

… na construção foram usados 7.200 metros cúbicos de pedra, 435 toneladas de asfalto e 135 quilômetros de arame farpado?

… o circuito atual do Autódromo possui 11 curvas e a largura da pista varia entre 12 e 15 metros?

… existe um desnível de cerca de 56 metros entre o ponto mais alto, na curva “S do Senna”, e o mais baixo, na “Curva do Lago”?

Infográfico_Autódromo

Foto: José Cordeiro/ SPTuris