Conheça Interlagos – Autódromo de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace

Conheça Interlagos

Nova torre de Controle Operacional, concluída em 2016. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

O Autódromo José Carlos Pace – mais conhecido como Autódromo de Interlagos – está no imaginário de muita gente, especialmente aqueles que gostam de automobilismo. Nesta pista já passaram pilotos das principais categorias mundiais, além de provas de esportes a motor, corridas de pedestre, shows e outros eventos. Conheça um pouco da história do Autódromo de Interlagos, sobre o circuito, o Kartódromo e confira alguns depoimentos a respeito do local.

Você sabia?

Que o circuito paulistano passou por uma etapa de reformas entre 2014 e 2016, consolidando-se como uma das melhores pistas de automobilismo do mundo?

O Autódromo completou 76 anos em 2016, trazendo na bagagem momentos históricos do automobilismo brasileiro e mundial. No dia 12 de maio de 1940, nascia um dos principais circuitos da América Latina, que passou a receber categorias nacionais e internacionais, além de provas de motociclismo, outros esportes a motor e eventos diversos.

Da Fórmula Vee, passando pela Stock Car até as máquinas de Fórmula 1, a pista paulistana também possui etapas de motovelocidade, como a Super Bike. Na pista auxiliar, que fazia parte do antigo traçado, continuam atividades e treinos de escolas de pilotagem, testes de montadoras e provas de arrancada no novo trecho recentemente reformado.

Além disso, o Kartódromo Ayrton Senna também passou por melhorias e voltou a ser palco de disputas para pilotos novos no kart já no início de 2015. Nos demais espaços, festivais de música como o Lollapalooza e outros eventos completam o calendário cheio do equipamento, com movimento o ano todo.

Breve histórico

Inicialmente, Interlagos tinha sido planejado para ser uma cidade-satélite onde, além de um autódromo, teria infraestrutura como residências, conjuntos comerciais, hotel, igreja e outros estabelecimentos. O primeiro projeto começou a ser desenhado em meados da década de 1920 pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, que possuía um plano imobiliário para a região sul da capital paulista. Com participação de Alfred Agache, o urbanista francês sugeriu batizar a área de “Interlagos”, pela semelhança com a região suíça de Interlaken – que significa “entre lagos” –, pois fica entre duas represas paulistanas, Billings e Guarapiranga.

Com área total de cerca de 1 milhão de metros quadrados, o Autódromo é atualmente administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).

 

Depoimentos de autoridades e personalidades sobre o Autódromo de Interlagos

 


Rubens Barrichelo. Foto: divulgação.

Rubens Barrichello – piloto da Stock Car
“O Autódromo de Interlagos representa todo o início da minha paixão pela velocidade. Foi na casa da minha avó, que era vizinha do circuito, onde cresceu essa vontade, o gosto pelo automobilismo, e as primeiras provas que assisti no muro. No estacionamento do Kartódromo de Interlagos foi onde andei com meu primeiro kart, pois no domingo a pista ficava estava fechada. Se tem um lugar que posso falar de ‘correr em casa’, certamente é o Autódromo de Interlagos. Existem várias recordações especiais. Uma delas é certamente o carinho com que sempre fui recebido nos 19 anos que corri pela de F1 aqui, e agora com a Stock Car. É sempre muito especial estar e correr em Interlagos.”

Emerson Fittipaldi. Foto: José Cordeiro/SP Turis.

Emerson Fittipaldi – ex piloto, bicampeão de Fórmula 1
“O Autódromo de Interlagos é tudo na minha carreira, pois comecei a correr lá quando tinha 14 anos. O circuito hoje é um ícone não só aqui no Brasil, mas também no mundo. A pista tem história, tem tradição, faz parte da cultura e do esporte brasileiro. Para mim é meu escritório.”

Tony Kanaan. Foto: José Cordeiro/SP Turis.

Tony Kanaan – piloto da Fórmula Indy
“Eu cresci em Interlagos: desde meus 8 anos de idade eu vivia aqui no Kartódromo e no Autódromo. Se tem um lugar em que eu passei mais tempo na minha vida, foi aqui. Toda a vez que eu venho pra cá, são emoções muito grandes, recordações de infância. O Autódromo de Interlagos é o amor da minha vida!”

Bruno Senna. Foto: José Cordeiro/SP Turis.

Bruno Senna – piloto do Mundial de Endurance (FIA-WEC)
“O Autódromo de Interlagos é a primeira pista em que eu andei com carro de corrida; é minha casa, o começo da minha história no automobilismo. Eu adoro o circuito, pois ele é muito desafiador: têm todos os tipos de curva, subidas e descidas.”

Guilherme Birello. Foto: arquivo pessoal

Guilherme Birello – gestor do Autódromo
“O Autódromo de Interlagos está muito bem desenvolvido para eventos de esportes a motor e também para as escolas de pilotagem, que utilizam a pista principal e parte do traçado antigo para test-drives e cursos de direção defensiva.

Nossos espaços têm um potencial imenso para receber grandes eventos, como megashows, comemorações, entre outros eventos corporativos. Desde 2014, temos sempre novos e grandes eventos ocorrendo no Autódromo.

Agora, precisamos fazer com que ele seja mais autossuficiente, recebendo outros eventos além da F1, o que já está acontecendo.”

Nonô Figueiredo. Foto: divulgação.

 Bia Figueiredo – piloto da Stock Car 
Interlagos é um circuito grande e extremamente técnico. Tem curvas muito diferentes, partes lentas, outras bem rápidas, todas muito importantes para conseguir um bom tempo.

Gosto do trecho da freada no S do Senna e da curva, e também do Laranjinha, uma curva subindo, um pouco cega, em que é preciso acelerar mesmo sem saber o que vem pela frente. Esse autódromo realmente ensina muito para os pilotos.

Nonô Figueiredo. Foto: divulgação.

 Nonô Figueiredo – piloto da Stock Car 
“Interlagos simboliza para mim o próprio automobilismo brasileiro. Só de saber que os principais pilotos de todos os tempos já correram aqui é algo muito especial. Como piloto, é um enorme privilégio ter conhecido e andado no circuito original. Vivenciei a transformação do Autódromo para a ‘era moderna’ do esporte e participei de corridas com vitórias em diversas categorias.

São muitas lembranças que ficarão eternamente na minha memória, como o tempo em que ficava em cima do muro do Kartódromo olhando os carros, imaginando se um dia eu faria aquilo.”

Viviane Senna.

Viviane Senna – Presidente do Instituto Ayrton Senna
“O circuito de Interlagos sempre foi especial para Ayrton e imagino que, depois do que ele viveu ali, se tornou mais especial para cada brasileiro. Lembro que, à época da reforma do Autódromo, ele contribuiu com opiniões técnicas sobre o traçado e, especialmente, na curva do S. As pistas de Interlagos contam histórias emblemáticas de Ayrton, especialmente nas suas duas vitórias em São Paulo pela F1. O Circuito de Interlagos é um marco na história da F1 e na vida de Ayrton. É um lugar de referência para cada brasileiro, servindo de inspiração às suas conquistas pessoais.”

receber no receber
Foto: José Cordeiro/ SPTuris